quarta-feira, junho 01, 2005

BAGAGEM MENTAL

Partilho contigo um texto longo, mas muito interessante, sobre a mente humana, traduzido por mim do livro “El pequeño libro de la Tierra, Iniciativas para un Mundo mejor” de James Bruges.

A REALIDADE, ALÉM DO NOSSO ALCANCE

O nosso cérebro não apareceu do nada, da noite para a manhã.
Evoluiu como os demais orgãos do corpo. Gradualmente, os que tinham maior habilidade foram substituindo os menos habilidosos.

A nossa bagagem mental, portanto, é apta a responder a necessidades específicas e está relacionada com os nossos cincos sentidos.
Não temos uma inteligência abstracta, desenhada para compreender a totalidade da existência.
Por mais que utilizemos a nossa mente para entender e manipular o mundo que nos rodeia, devemos entender que temos limitações.

Para compreender a natureza do nosso sistema mental, imaginemos um grupo de pessoas que carecem de um dos cinco sentidos. Por exemplo, um grupo de cegos de nascimento. Imaginemos que lhes falavam das cores, das nuvens, da neblina, da distância e da beleza? Como falariam entre eles destes conceitos? Alguns diriam que são mitos e negariam que existe a visão. Outros sentiriam-se terrivelmente frustrados por não poder perceber o que lhes contavam. Outros iriam querer obrigar os outros a aceitar as suas definições. Outros tentariam abrir caminho, aos poucos, até à compreensão.

Se o nosso sistema cognitivo se desenvolveu para satisfazer as necessidades dos caçadores-recolectores, é natural que alguns aspectos da realidade excedam a nossa capacidade de compreensão. Somos como os cães que somente captam parte do que dizemos: «Blá, blá, blá, Fido, blá, blá». Mesmo que, por vezes, pareça que percebemos a realidade distante através de uma espécie de lente de distorsão. Estas percepções ocupam místicos, poetas, músicos e pintores. A religião também tentou mostrar estas realidades com conceitos e palavras.

Os cientistas descrevem fenómenos que estão para lá da compreensão humana.
A física newtoniana e a geometria cartesiana são compreensíveis para os nossos cinco sentidos. Mas a física actual, não.

Sabe-se que a matéria está formada de energia, que se parece mais com uma rede de vibrações que se cruzam entre si do que com um conjunto de blocos sólidos. As partículas de energia ligam-se umas com as outras de formas misteriosas, que parecem não estar limitadas pelo tempo e pelo espaço.
Uma experiência pode modificar-se se se observa. Os cientistas sugerem que um universo de dez dimensões e um mundo inteiro de partículas de magnitudes subatómicas podem dar-nos as chaves para compreender a realidade. A verdade é que tudo isto escapa à nossa compreensão.

Se existisse um tipo de seres cujo sistema cognitivo fosse mais desenvolvido que o nosso, ririam-se ao ver-nos descrever certos conceitos que para nós são misteriosos, mas que para eles são claros e óbvios.
No entanto, também se alarmariam vendo de que forma a nossa tecnologia nos permite brincar com os elementos que somos incapazes de entender. Ver-nos-iam correr até ao precipício e gritariam “Por Deus, parem!”

In La Mente, Paolo Legrenzi


A isto acrescento que:

- A beleza é um conceito tão subjectivo que pode ser entendido por um invisual.
- Os cães são seres bem mais inteligentes do que aqui se diz, mas a analogia é válida para o que se tenta demonstrar.
- Cada vez mais seres humanos visitam outras dimensões e compreendem-nas.



NOVOS CONTACTOS (a partir de 2012):
www.1000caminhos.com
93 533 4087
1000caminhos.blogspot.com

9 Partilhas:

Blogger Mitsou partilhou...

Querida BlueC, adorei ler este texto e já tinha saudades de vir aqui respirar esta tua serenidade e saber. Mas ando numa fase complicada da minha vida, pessoal e profissional, daí a ausência. Irei, contudo, voltar sempre que tiver um bocadinho para ler mais. Muito mais! Um grande beijinho, linda, e obrigada pela paz que me transmites.

1/6/05 3:20 da tarde  
Blogger peciscas partilhou...

Este texto chama-nos a atenção para a relatividade das nossas apreciações do mundo. E é sempre oportuno, para que tenhamos à mão uma certa dose de humildade intlectual que só nos ajuda a desviar de frustrações e sentimentos de perda de auto-estima.
Digo eu!

1/6/05 5:19 da tarde  
Anonymous Anónimo partilhou...

  Ω  Bastava desviar-nos dos pecados mortais  Ω  e ver-se-ia evolução!!!  Ω  Mas não, os humanos com os seus egoísmos, invejas, cobiças, gulas, etc., etc.,  Ω  ficam a cada dia que passa, mais cegos  Ω  e essa cegueira pode muito bem custar-nos caro.  Ω

∇ Beijocas e inté ∇

1/6/05 5:56 da tarde  
Blogger Conceição Paulino partilhou...

O grupo de cegos nada mais é do k o mito da "Caverna de platão". O autor parece reduzir o ser humano à estrita dimensão dos 5 sentidos (conhecidos. Creio bem k somos muito +do k isso, assim como os animais terão dimenso
ões k desconhecemos. Bj gand e emuita luz. Está a correr tudo bempor Londres? Desejo k sim. :)

2/6/05 11:22 da manhã  
Blogger Cláudia Félix Rodrigues partilhou...

TMara, como bem sabes eu sei que o ser humano é mais que 5 sentidos. Este texto é especialmente dirigido a cépticos. Em Londres corre tudo bem. Fim de semana quase a chegar com a mamã a vir de Coventry para passar dois dias comigo. Beijinho

2/6/05 1:59 da tarde  
Blogger Cláudia Félix Rodrigues partilhou...

Já vi que tive visitas novas. Adonis e AJCM, muito obrigada pela visita. Espero que tenham gostado. Esta casa nunca fecha. Em breve vou visitar-vos. Beijinhos

2/6/05 2:02 da tarde  
Blogger Cláudia Félix Rodrigues partilhou...

Mitsou, senti a tua falta, mas como já sabes, a porta dos meus cantinhos está sempre aberta. É bom saber q te sentes bem aqui. Um beijinho de Luz para estes teus dias complicados.

2/6/05 2:03 da tarde  
Blogger Cláudia Félix Rodrigues partilhou...

Espectro, em breve vou colocar aqui mais uns bocadinhos deste livro da Terra. Tem alguns textos mto interessantes. O beijinho doce do costume.

Reporter, pois ando fugida, não é? Mto trabalho e o pouco tempo que resta é para descansar. Para a semana já devo voltar em força. Beijo luminoso

2/6/05 2:06 da tarde  
Blogger Humbertothewizard partilhou...

Palavras mais para quê num texto cheio de lucidez e que comprova uma verdade fidedigna, não é? O que é lamentável é que o homem esteja virado mentalmente apenas para a realidade que apálpa, sente e vê, como se ela contivesse a explicação de questões tão fundamentais para a vida humana como o "Quem sou eu?". Urge a necessidade de o homem, em pleno século XXI, deixar de sujeitar a sua vida sómente aos bens e às questões materiais, e aprofundar-se no seu universo espiritual tão amplo, diverso e necessário como a esfera física onde habita. O homem deve de uma vez por todas entender e aceitar, que lá por não ver nem ouvir, não está sózinho no imenso Cosmo que o cerca. Cláudia este é um óptimo espaço para visitar e reflectir pelas palavras úteis e essências à condição humana que tu reproduzes de forma tão original. Todos nós temos dentro de nós um pouco de Reiki, resta apenas utilizá-lo racionalmente, e agradeço-te por me teres ensinado muitas verdades que desconhecia.

5/6/05 3:48 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home