terça-feira, março 01, 2005

OS 5 PRINCIPIOS DO REIKI

• Só por hoje só calmo,
• Só por hoje confio em mim,
• Só por hoje sou grato,
• Só por hoje trabalho arduamente (no caminho espiritual)
• Só por hoje sou bondoso com todos os seres.

Os princípios do Reiki utilizam a ideia de viver o Presente (Só por hoje...)
O Passado ficou para trás, aprendemos com ele.
O Futuro ainda não aconteceu e depende do nosso Livre Arbítrio.

Assim, o Presente é que conta. Viver o Presente o melhor que sabemos para que os futuros Presentes sejam o melhor que conseguimos oferecer a nós próprios.

Como tudo o que se torna parte de nós, estes princípios não são assimilados só porque existem.
Temos que os sentir.
Para sentir, podemos perceber que necessitamos de mudar interiormente. E as verdadeiras mudanças são feitas com tempo, gradualmente. Sem a pressa a que estamos habituados.
Olhando para dentro.



Eu afixei os principios do Reiki no meu local de trabalho e na porta do meu frigorífico.

E em cada situação difícil que enfrentava, lia-os e tentava perceber qual o principio que melhor poderia utilizar.

O facto de ter que analisar qual a melhor solução/ reacção, tornou-me melhor ouvinte. Para analisar, tenho que estar completamente a par da situação e da posição das outras pessoas.

O facto de parar para pensar nisso ajudava-me de imediato a acalmar os ânimos. Deixei de ser tão reactiva. Deixei de sentir que tinha que ter sempre a última palavra.
Muitas vezes, o silêncio é a melhor palavra que podemos usar.

Esta nova forma de estar e de olhar o Mundo, permite-me sorrir mais. Aborreço-me menos, sou mais flexível e tolerante. Com os outros e também comigo.

Actualmente, já não preciso de ler os principios com a mesma frequência. Aplico-os por instinto, mas todos os dias me deparo com situações com que poderia ter lidado melhor.
Todos os dias aprendo um pouco mais sobre mim e sobre os outros.

Ver também
Quem Sou
O Reiki é...
Uma sessão de Reiki...
Escolher o Reiki porque...
Consultas de Reiki
Cursos de Reiki

NOVOS CONTACTOS (a partir de 2012):
www.1000caminhos.com
93 533 4087
1000caminhos.blogspot.com